253 690 464 | 966 388 993

Plantas perigosas para o seu gato

Se o seu gato ingerir alguma destas plantas leve-o para o Veterinário de imediato. Não dê leite e nem provoque vómitos! Os sintomas variam conforme a planta, indo desde salivação e coceira no focinho até perda da consciência e morte.
As intoxicações mais graves são provocadas pela Azaleia e pelo Lírio.

Seguem-se algumas das plantas que poderão ser prejudiciais (quer para os animais, quer para as crianças), identificando-se as partes tóxicas e os sintomas:

- Todas as partes do Lírio, incluindo as folhas e as flores, são altamente tóxicas para os gatos. A ingestão de apenas 1 folha, pode causar insuficiência renal grave. A espécie com mais casos relatados de intoxicação é o designado Lírio da Páscoa. Nos casos dos gatos não tratados, a taxa de mortalidade é de 100%, ocorrendo entre 3-7 dias após a ingestão.

- As folhas e frutos da Hera são tóxicos. Tenha atenção a sintomas como irritação estomacal, diarreia, dificuldades respiratórias e o coma.

- As folhas e frutos da Lantana, género com cerca de 530 espécies de plantas perenes originárias da Índia, também são tóxicos e podem conduzir a sintomas como fraqueza e diarreia com sangue.

- O caroço das sementes de Teixo também podem ser prejudiciais e manifestar-se em sintomas como problemas cardíacos, estomacais e respiratórios.

- Os bolbos de Narcisos podem provocar sintomas como náuseas, vómitos, tremores, podendo causar dermatite de contacto.

- A Azálea (sobretudo as suas folhas) também faz parte da lista de plantas tóxicas e pode causar vómitos, diarreia, hipersalivação, fraqueza, hipotensão e colapso cárdio-vascular.

- O Loendro também pode ser prejudicial para os animais e para as crianças, podendo provocar vómitos, tonturas, pulso fraco e sonolência.

- As folhas e caules das Margaridas são as partes mais tóxicas desta espécie e podem conduzir a sintomas como irritação cutânea e comichão.

- O Antúrio, planta muito comum nos jardins, possui troncos e folhas tóxicas e pode provocar uma sensação de ardor na boca e dificuldades em engolir.

- Apesar da sua beleza, a Hortênsia possui folhas e gomos tóxicos que podem gerar náuseas, irritação na pele, dor abdominal.

- A chamada Orelha-de-burro pode provocar irritação dolorosa na boca e garganta, náuseas e vómitos, causados pelos oxalatos de cálcio insolúveis.

- Já a Begonia, cujo tubérculo é a sua parte mais tóxica, pode provocar irritação da boca, língua e lábios, dificuldade em engolir e sensação intensa de queimadura.

- A diefenbáquia, também conhecida como comigo-ninguém-pode, pode causar edema da glote e asfixias e também irritação da língua e da garganta bem como dificuldades em engolir. O contacto com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

- Destaque, ainda, para a Dracaena pois sobretudo as suas folhas, podem causar vómitos, depressão, anorexia, hipersalivação e pupilas dilatadas, no caso dos gatos.


voltar

Subscreva a nossa newsletter