urgências966 388 993

Informações Úteis

Medicinas Complementares/Naturais
Entendendo seus benefícios como complemento de diversos tratamentos, podemos e devemos recorrer a  terapias alternativas para aumentar a qualidade de vida dos nossos animais de estimação, sendo talvez a acupuntura a mais conhecida e falada. Conheça algumas delas.
ver mais
Saiba o que nunca deve fazer a um Gato
Ter um gato não é o mesmo que ter um cão ou um bebé humano. Aqui ficam dez actos que estão proibidos a quem cuida de um gato, se tivermos em conta o seu bem estar.

Escolher um gato para partilhar o nosso ambiente familiar implica um compromisso em que nos responsabilizamos pelo seu bem estar físico e psicológico. É nosso dever proporcionar-lhe alimentação adequada, exercício físico regular, cuidados de saúde indispensáveis e possibilidade de expressar todos os seus comportamentos naturais. Completamente indefeso, estará á mercê das nossas decisões, dos nossos caprichos, das nossas futilidades. Uma irresponsabilidade dos tutores pode custar a vida do animal. Nunca arrisque e pondere bem qualquer decisão que envolva o seu gato.

ver mais
Alimentos perigosos para cães e gatos
Os cães e os gatos são provavelmente os melhores amigos do Homem! Embora possamos gostar imenso deles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos como alimento, pois muitas vezes o que é inofensivo e natural para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles. Conheça alguns alimentos que deve manter longe deles, pela sua toxicidade.
ver mais
A importância dos alimentos húmidos na dieta dos gatos
Vamos desmistificar o conceito de que "os gatos só devem comer comida seca, ou ração seca".
Ao ingerir alimento húmido, os gatos estão a ingerir também água, a qual contribui para a sua sensação de "estômago cheio". Simultaneamente, a ingestão de água através do alimento reduz ainda o risco de problemas urinários e renais.
ver mais
Leishmaniose Canina

Trata-se de uma doença parasitária grave e fatal do cão, causada por um protozoário (parasita unicelular microscópico), denominado Leishmania, transmitido por um flebótomo – insecto relativamente parecido com um mosquito, mas mais pequeno. A Leishmaniose é uma zoonose, ou seja, pode transmitir-se ao Homem. Em Portugal, a transmissão ao Homem é rara e considerada acidental. Saiba tudo aqui.

ver mais
FIV e FELV (Imunodeficiência e Leucemia Felinas)
Já ouviu falar dos Retrovírus? Provavelmente já. Infelizmente, o retrovírus mais famoso é o vírus da SIDA. Nenhum deles é transmissível a humanos ou outros animais, apenas a gatos!
ver mais
Casca de ovo, o que precisa saber?

O cálcio é fundamental não só para a saúde dos ossos e dentes, como também auxilia na contracção muscular (inclusive do coração) e na transmissão dos impulsos nervosos. Daí ser um mineral extremamente importante para a saúde de todos os animais.
O pó de casca de ovo é um suplemento de cálcio que se pode fazer em casa, sem gastar nada além de cascas de ovos que seriam descartadas, em todos os animais que façam alimentação natural (crua ou cozinhada). Os que comem ração (seca ou húmida), não devem fazer esta suplementação.

ver mais
Marcação por urina em gatos
Os gatos, regra geral, são bastante meticulosos nos seus hábitos de higiene. Por esta razão, o dono pode ficar frustrado quando urinaram fora do caixote. Convém, no entanto, saber que a marcação territorial por urina é um dos problemas comportamentais mais frequentes nos gatos e convém aprender a distingui-la de outras situações que podem conduzir à eliminação inadequada.
ver mais
Diabetes Canina
A Diabetes Mellitus é uma condição que afecta a concentração sanguínea da glucose, um tipo de açúcar, do seu cão. A Diabetes ocorre quando o organismo do cão produz uma quantidade insuficiente de insulina, ou não a processa correctamente.
ver mais
inchaço da face
O paracetamol (ex: Ben-U-Ron) mata!
O Paracetamol é um fármaco com propriedades analgésicas muito utilizado em medicina humana, que tem vários nomes comerciais como Ben-U-Ron, Panasorbe, Panadol ou Dafalgan, mas não deve ser administrado aos gatos em nenhuma situação!
ver mais

Subscreva a nossa newsletter