253 690 464 | 966 388 993

Alimentos perigosos para cães e gatos

Os cães e os gatos são provavelmente os melhores amigos do Homem! Embora possamos gostar imenso deles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos como alimento, pois muitas vezes o que é inofensivo e natural para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles. Conheça alguns alimentos que deve manter longe deles, pela sua toxicidade.

Chocolate
O chocolate possui teobromina, uma substância que mesmo em pequenas quantidades pode provocar nervosismo, diarreia, vómitos, paragem cardíaca e convulsões. Quanto mais puro for o chocolate (mais negro) maior a probabilidade de intoxicação.

Café e refrigerantes com cafeína
Podem provocar taquicardia, convulsões e até a morte, especialmente em animais com hipertensão.

Uvas, uvas passas e sultanas
Vómitos severos e diarreia são os sintomas mais comuns de intoxicação por esta fruta. Ainda não se sabe ao certo qual a substância responsável, mas pensa-se que se encontra na casca da uva, causando insuficiência hepática e insuficiência renal.

Abacate
As folhas, semente e casca dos abacates contêm persina, uma toxina inofensiva para humanos mas que em cães e gatos pode causar vómitos, diarreia, dificuldades em respirar, paragem de digestão e acumulação de fluídos no abdómen, peito e coração, o que pode mesmo ser fatal. No entanto, a polpa do fruto é totalmente segura e pode ser administrada em dose moderada.

Ossos cozinhados
Podem parecer inofensivo, mas os ossos cozinhados são extremamente perigosos para o tracto digestivo, uma vez que os nossos animais podem sufocar, ou sofrer lesões graves como perfurações de esófago, estômago ou até de intestino. A cozedura leva à alteração da estrutura molecular do colagéneo do osso, tornando-o extremamente perigoso. Para além disso os ossos secam muito as fezes, provocando obstipações por vezes muito graves.

Cebola, cebolinho e alho
Estes alimentos contêm tiossulfatos, substâncias que ingeridas em excesso poderão destruir os glóbulos vermelhos, causando anemia, icterícia e sangue na urina. Contudo, apenas se ultrapassar 30% da alimentação do cão será tóxica! O seu consumo excessivo pode também provocar perturbações gastrointestinais. Os gatos são mais sensíveis do que os cães.

Leite e lacticínios
Tal como algumas pessoas, os animais têm insuficiente produção de lactase - a enzima responsável por degradar a lactose (açúcar) do leite. Assim sendo, ao ingerir estes alimentos podem sofrer de diarreia, fezes muito pastosas e gases.

Sementes de frutas (e não as frutas em si)
As sementes de algumas frutas (maçã, pêra, cerejas, pêssegos, entre outras) contêm cianeto, uma substância tóxica que pode causar vómitos, diarreia e dores abdominais.

voltar

Subscreva a nossa newsletter