urgências966 388 993

Alimentos perigosos para cães e gatos

Os cães e os gatos são provavelmente os melhores amigos do Homem! Embora possamos gostar imenso deles, temos de prestar muita atenção ao que lhes damos como alimento, pois muitas vezes o que é inofensivo e natural para nós, pode ser perigoso e até fatal para eles. Conheça alguns alimentos que deve manter longe deles, pela sua toxicidade.

Chocolate
O chocolate possui teobromina, uma substância que mesmo em pequenas quantidades pode provocar nervosismo, diarreia, vómitos, paragem cardíaca e convulsões. Quanto mais puro for o chocolate (mais negro) maior a probabilidade de intoxicação.

Café e refrigerantes com cafeína
Podem provocar taquicardia, convulsões e até a morte, especialmente em animais com hipertensão.

Uvas, uvas passas e sultanas
Vómitos severos e diarreia são os sintomas mais comuns de intoxicação por esta fruta. Ainda não se sabe ao certo qual a substância responsável, mas pensa-se que se encontra na casca da uva, causando insuficiência hepática e insuficiência renal.

Abacate
As folhas, sementes, casca dos abacates e até os próprios abacateiros contêm persina, uma toxina inofensiva para humanos mas que em cães e gatos pode causar vómitos, diarreia, dificuldades em respirar, paragem de digestão e acumulação de fluídos no abdómen, peito e coração, o que pode mesmo ser fatal. Isto aplica-se também a pássaros e roedores, que são especialmente sensíveis ao envenenamento por este fruto.

Ossos
Podem parecer inofensivos e uma opção natural, mas os ossos são extremamente perigosos para o tracto digestivo, uma vez que os nossos animais podem sufocar, ou sofrer lesões graves como perfurações de esófago, estômago ou até de intestino. Para além disso os ossos secam muito as fezes, provocando obstipações por vezes muito graves.

Cebola, cebolinho e alho
Estes alimentos contêm tiossulfatos, substâncias que ingeridas em excesso poderão destruir os glóbulos vermelhos, causando anemia, icterícia e sangue na urina. Contudo, apenas se ultrapassar 30% da alimentação do cão será tóxica! O seu consumo excessivo pode também provocar perturbações gastrointestinais. Os gatos são mais sensíveis do que os cães.

Leite e lacticínios
Tal como algumas pessoas, os animais têm insuficiente produção de lactase - a enzima responsável por degradar a lactose (açúcar) do leite. Assim sendo, ao ingerir estes alimentos podem sofrer de diarreia, fezes muito pastosas e gases.

Sementes de frutas (e não as frutas em si)
As sementes de grande parte das frutas (maçã, pêra, cerejas, pêssegos, entre outras) contêm cianeto, uma substância tóxica que pode causar vómitos, diarreia e dores abdominais. Sementes de mostarda são igualmente tóxicas.

voltar

Subscreva a nossa newsletter