253 690 464 | 966 388 993

Casca de ovo, o que precisa saber?

A farinha da casca do ovo é a melhor forma de inserir o cálcio na dieta do animal que coma alimentação natural, de forma sustentável e económica. 

A casca do ovo é riquíssima em carbonato de cálcio e magnésio (que ajuda a fixar o cálcio no ossos). Apenas uma colher de chá de pó de casca de ovos pode fornecer até 1800 miligramas de carbonato de cálcio, o mesmo que 7 copos de leite!

Como preparar:

1- Junte várias cascas de ovo, aí de uns 12 ovos (quanto menos tempo as guardar melhor, pois evita a formação de bolor); se tiver de as guardar, lave-as bem lavadas, retire a película branca interior e deixe secar bem sem tapar.

2 - Após estarem limpas e secas, espalhe-as numa bandeja e leve ao forno em temperatura média durante apenas 5 a 10 minutos. Cuidado para não queimar, quando elas estiverem a ficar amarelinhas por dentro, já estão a passar do ponto.

3 - Despeje-as dentro do liquidificador seco e bata até formar uma farinha bem fina.

4 - Peneire a farinha e despreze a parte mais grossa. Pode bater a parte grossa mais uma vez e peneirar de novo, desprezando o que sobrar.

5 - Guarde a farinha de casca de ovo num recipiente limpo e bem seco. Se bem preservada em local seco e fresco, pode durar até 2 meses. Esteja atento a bolor, caso note algum indício, deite fora de imediato.

Dica para potencializar a absorção do cálcio:
O cálcio é melhor absorvido em meio ácido. Para optimizar o aproveitamento do cálcio presente no pó de casca de ovo, pingue algumas gotas de limão ou sumo de laranja ou vinagre de sidra sobre o pó quando adicionado à comida, antes de oferecê-la ao seu animal.


Dose:
Depende da quantidade de alimentos que o animal vai receber diariamente. Na verdade, o organismo tolera muito melhor uma leve deficiência de cálcio do que o excesso deste mineral, por isso há que ter muita atenção com a utilização deste suplemento para que não incorra num excesso. Há quem aconselhe suplementar todos os dias, há quem o faça apenas uma a duas vezes/semana.

- 1 colher de chá para cada 1kg (um quilo) de alimentação natural servida. (ex: se o seu cão come 1,5 kg de comida por dia, deverá acrescentar 1 colher e ½ de chá numa das refeições).

- ½ colher de chá para 500g (meio quilo) de alimentação natural servida.

- ½ colher de café para 250g de alimentação natural servida.

- cachorros em fase de crescimento: pode usar o triplo destas doses, mas divida-o em duas refeições no dia.

As doses aqui descritas são a título de informação e aplicam-se a cães saudáveis.


Fonte: cachorroverde.com.br


voltar

Subscreva a nossa newsletter