253 690 464 | 966 388 993

Diabetes Canina

A Diabetes Mellitus é uma condição que afecta a concentração sanguínea da glucose, um tipo de açúcar, do seu cão. A Diabetes ocorre quando o organismo do cão produz uma quantidade insuficiente de insulina, ou não a processa correctamente.

A insulina afecta a maneira como o corpo do cão usa os alimentos que ingere. Quando o cão come, o alimento é dividido em componentes muito pequenos que o corpo pode usar. Um dos componentes, os hidratos de carbono, são convertidos em vários tipos de açúcares, incluindo a glucose. A glucose é absorvida pelo intestino e entra na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a glucose viaja para as células onde pode ser absorvida e utilizada como fonte de energia – se a insulina estiver presente. Sem insulina suficiente, a glucose não pode entrar nas células e acumula-se na corrente sanguínea.
Consequentemente, o seu cão pode agir permanentemente como se tivesse fome, querendo comer constantemente, mas mesmo assim continuar a demonstrar sinais de desnutrição, porque as suas células não conseguem absorver a glucose.


A diabetes ocorre tipicamente quando os cães têm entre 4 e 14 anos. As cadelas não castradas apresentam um risco de desenvolvimento da doença duas vezes maior do que os cães machos.

Os principais sinais de alerta são:

  • aumento da sede (com consequente aumento do produção de urina)
  • aumento do apetite, que cursa com perda de peso
  • letargia e fraqueza
  • vómitos nos casos mais graves


A formação de cataratas é uma das complicações mais comuns e importantes da diabetes canina. A catarata é uma opacificação da lente do olho, que se deve à exposição prolongada a elevadas concentrações de glucose no sangue, e que pode levar à cegueira. Evitando altas concentrações de glicose no sangue, pode ajudar a prevenir ou retardar o desenvolvimento de cataratas.

Os cães podem desenvolver outros problemas normalmente depois de viverem com diabetes por um ou mais anos. O controle cuidadoso da concentração de glicose no sangue ajudará a minimizar potenciais complicações a longo prazo.



Se foi diagnosticada diabetes ao seu cão, então agora é hora de aprender a cuidar do seu animal de estimação diabético. O objectivo do controlo da diabetes é manter as concentrações de glucose em níveis que não sejam elevados, evitando picos e quedas, e reduzir ou eliminar os sinais da diabetes, tais como sede e micção excessivas.


Embora a diabetes não possa ser curada, a doença pode ser controlada com sucesso com injecções diárias de insulina e alterações na dieta.

E um controlo bem sucedido da diabetes significa que o seu cão pode levar uma vida feliz, saudável, activa e com qualidade de vida!

voltar

Subscreva a nossa newsletter