253 690 464 | 966 388 993

Problemas urinários devidos a stress

Sabia que o seu gato pode ter problemas urinários devido a stress?



Este problema é conhecido como “Cistite idiopática”. É um processo inflamatório da bexiga, de causa desconhecida (idiopática) e que representa mais da metade dos problemas do trato urinário inferior dos gatos. Pode aparecer devido a interações complexas entre os nervos da bexiga, o stress e concentração da urina. Como resultado, a parede da bexiga fica inflamada, engrossa-se e produz dor ao urinar.

Um estudo revela que gatos obesos, de raça pura e que sob condições de stress são mais suscetíveis à doença. Além disso, animais que se alimentam exclusivamente de ração seca são mais acometidos também. Já se sabe que animais agressivos, stressados ou que sofrem ansiedade de separação podem desenvolver cistite.

Os sinais mais frequentes são: urinar em local inapropriado; dor ao urinar, podendo vocalizar ou não; sangue na urina e dificuldade em urinar (gotejamento). Alguns gatos apresentam uma falha de pêlos na barriga por excesso de lambedura (dor). Além disso, em casos mais complicados, poderá haver obstrução da uretra, que se manifesta por tentativas em urinar, sem sucesso, o que põe em risco a vida do gato.


A prevenção passa por colocar à disposição pelo menos 2 recipientes grandes para beber água (de preferência de louça ou vidro) e evite o hábito do gato beber em torneiras, pois isso pode fazer com que ele passe horas sem beber água, esperando que você volte a casa para abrir a torneira. Uma boa hidratação evita uma série de problemas!
As fontes de água, que permitem que haja água corrente 24h, são também uma boa solução.

Evite mudanças bruscas na rotina do gato. Mantenha a caixa de areia sempre limpa e num local reservado e silencioso, para evitar stress no momento do "WC".

Feliway pode ajudar nestas situações, por diminuir os níveis de stress.

Se nota que o seu gato tem problemas ao urinar, nunca o medique sem antes consultar o seu Médico Veterinário com urgência.
voltar

Subscreva a nossa newsletter