Vamos desmitificar o preconceito de que "os gatos só devem comer comida seca/ração seca". Esta ideia está errada, ultrapassada e além disso poderá causar graves problemas de saúde ao seu gato.

Os gatos têm origem desértica, logo nunca ingerirão a água que realmente necessitam apenas ao comer ração seca, pois na natureza eles verdadeiramente "comem" água - através da humidade das suas presas. Ao ingerir alimento húmido, os gatos estão a ingerir também água, a qual contribui para a sensação de "estômago cheio" e ao mesmo tempo com os seus 80% de humidade,  favorece a hidratação necessária. Simultaneamente, a ingestão de água através do alimento reduz significativamente o risco de problemas urinários e renais (como a doença renal crónica ou as "pedras" urinárias).

Para melhor cuidar da saúde do seu gato, recomendamos que todos os gatos possam ter no mínimo uma refeição húmida diária! Idealmente poderiam comer apenas alimentos húmidos, sim isso mesmo.

Quanto mais seco for o alimento, mais água será necessária para que o animal seja capaz de absorver os alimentos e se hidratar correctamente. O ideal é que um gato de 4kg beba pelo menos 200 ml de água por dia, ou seja, uma média de 50 ml/kg de peso vivo. Se lhe oferecer uma saqueta de paté de 100g, esta contribui automaticamente com 75 a 80ml de água. Por outro lado, se comer 40g de ração seca, esta contribui apenas com 3ml... e se não beber o resto que falta, ficará sempre subdesidratado.

Dietas exclusivamente à base de rações secas trazem também outro problema: uma quantidade de hidratos de carbono muito elevada (à base de grãos e cereais). Os gatos são carnívoros estritos, o que significa que obtêm eficaz e fisiologicamente a energia através de proteína animal e gordura, não de hidratos! O fígado dos felinos possui baixa atividade da enzima hepática glicoquinase que é a principal enzima envolvida no metabolismo da glicose, logo eles não apresentam um metabolismo eficiente para hidratos de carbono. Aliás, devido a este "assalto metabólico" consequente da ingestão exagerada de amido, existe uma incidência crescente de diabetes, obesidade e de outras doenças inflamatórias crónicas, que são potencialmente fatais para eles. Ou seja, faltam duas coisas importantíssimas: água e proteína animal.

Quando escolher uma ração húmida para o seu gato (ou cão) leia os os ingredientes. Vai querer ler como primeiros ingredientes carne (e a sua percentagem) ou peixe, ovo, e possivelmente alguns legumes, mas evite rações com ingredientes como subprodutos, cereais ou açúcares.

Os gatos podem também comer carne ou peixe (cozidos ou crús) e ovo, desde que isentos de temperos/molhos. Podem comer vísceras (coração, fígado, moela, etc) em doses adequadas. E podem ainda comer pequenas porções dalguns vegetais cozidos, como espinafres, bróculos ou cenoura.

"Somos o que comemos", eles também.

Informações Úteis

Conselhos & Dicas